domingo, 17 de janeiro de 2010

Quando o cartucho de tinta acaba, o que sobra?

Diferente dos assuntos eletrônicos, este é mais especializado e traz ao leitor uma curiosidade estonteante. Quando o cartucho de tinta acaba, o que sobra? O resultado da minha pequena curiosidade traz uma luz a certeza cruel de que realmente as empresas que fabricam impressoras ganham dinheiro mesmo é com os insumos: Venda de cartucho e papéis.

O Jato de Tinta

O funcionamento do jato de tinta é simples. O princípio dele é parecido com um acelerador de partículas. O cabeçote da impressora, energiza-se de forma a puxar um pouco de tinta (alguns microlitros ou milésimos de mililitros), e assim quando essa gotícula é eletrizada, a polaridade do cabeçote muda, expelindo a gota em direção ao papel. Outros modelos podem usar o princípio da dilatação para que a gota seja expelida.. em fim independente da tecnologia, no linguaguar comum o cabeçote dá uma "cuspidinha" no papel.

A contagem

P:Como é que o cartucho sabe que a tinta está acabando?
R: Ele não sabe! Ele estima, é um cálculo assim: um cartucho tem 8ml (mililitros) e a "cuspidinha" consome 2mcl (microlitros) então o cartucho consegue, durante a sua vida útil, suprir 8ml/2mcl=8000mcl/2mcl=4000 cuspidinhas. Então um chip inserido no cartucho conta essas cuspidinhas. Lembre-se é uma estimativa! Esse cálculo tem lá suas tolerâncias que pode pender para mais ou para menos.. não sei qual a tolerância.

A verdade NUA e CRUA!

Tenho uma impressora jato de tinta EPSON C65, hoje troquei os cartuchos coloridos dele, são 3: Magenta, Ciano e Amarelo. Cada caixinha de 8ml cada. Com os cartuchos antigos eu não sei o que fazer, jogo fora ou recarrego ou sei lá, ligo para EPSON para ver se existe um canal de recolhimento. Nessa onda de eco-politicamente correto, não vou poluir rios e contaminar solos com o  conteúdo desses cartuchos. Enfim...

Tomei a curiosidade de abrir um cartucho usado. Sempre fui curioso nisso. E para a minha supresa, havia tinta. Abri com cuidado, para não fazer lambança na pia do banheiro. Peguei uma seringa e comecei cuidadosamente a sugar o líquido. De 8ml originais de caixa, sobrou-me 4,3ml ainda no cartucho. E a impressora se negava a imprimir com o referido cartucho (por isso eu troquei).

Não existe conexão entre o chip e qualquer elemento interno do cartucho de forma a indicar o real nível. Portanto, são 4.3ml jogados fora.

Detalhes do cartucho

Inicialmente vou dar um close no chip do cartucho. É interessante notar que não tem nada demais. Só é um chip que só está ali no cartucho por estar. A função dele é armazenar o contador e algumas informações de identificação do cartucho



 A vista do cartucho é simples, primeira foto o verso com a pinta preta que recobre a pastilha do chip. A outra face é a face que a impressora se comunica. 7 Pinos, onde somente 5 são utilizados. Não sei nada sobre essa interface... quando eu descobrir eu posto aqui.

Nessa imagem vemos o cartucho aberto e a forma que ele é por dentro.



A imagem à direia é a pelicula protetora interna do cartucho se fores abrir um, abra com cuidado, pois ele é parte da retenção da tinta no cartucho. Corte com um estilete afiado. O plástico é macio. À esquerda, temos a visão interna de um cartucho e os repositórios da tinta. Já limpo pela seringa.

Agora a visão do horror financeiro. A seringa com a tinta que restou e o cartucho acusou que não havia mais tinta (contador de cuspidinha zerado).



A seringa é de 5ml, limpei 4.3ml, o cartucho era de 8ml. Joguei um pouco mais de 50% dos R$32,00 (por cartucho)  na lixeira!

Pense nisso! :)

Solução?

Dizem que existem programas que resetam ou desbloqueiam o cartucho. Mas nesse caso, usei o cartucho até ele realmente não colocar mais tinta no papel. Portanto eu tenho lá minhas dúvidas...

Estudando a geometria do cartucho e de como a tinta chega ao reservatório final (o redondinho) penso em dar umas batidinhas e deixar repousando em alguma posição que propicie a migração da tinta até lá e subsequentemente aplicar um desse programas para resetar o contador desses cartuchos.

Procure na internet (google: "Resetting EPSON cartridges") você irá encontrar programas que dispensam hardware especiais.

Custo da recarga?

Não existe garantias de que a tinta usada nos quiosques de recarga sejam as mesmas utilizadas pelos fabricantes. Dependendo do quiosque, existe até a picaretagem de adicionar água à tinta - para render mais! Eu encaro impressora como se fosse um carro, prefiro pagar caro para não ter defeito. Apesar de que, numa impressora colorida, 2 trocas do conjunto todo de cartuchos (usando somente originais) já paga o custo de uma impressora nova.

Portanto, ao meu ver, uma boa recarga tem que ser avaliada. Lembre-se da idoneidade do recarregador. Pelo que eu vejo, os quiosques cobram em média R$20,00 para recarregar este tipo de cartucho... contra 32,00 de um original (sendo que são jogados 16,00 fora).

Vou ponderar isso... Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário