sexta-feira, 29 de julho de 2016

Arduino + Bluetooth + Android (parte 2)

Fez a parte 1? Arduino + Bluetooth + Android (parte 1)

Se não fez, estudou ou visitou, faça-o. Meus artigos seqüenciais são extremamente dependentes um do outro.

--//--

Para estudar essa parte 2, precisamos lançar mão daqueles módulos Bluetooth disponibilizados nos sites tipo MercadoLivre, AliExpress, DX, entre outros (se bobear, tem alguém ou alguma casa de eletrônica que os vende)... arrume um! Rápido!

Esses módulos são especializações dos chips de suporte a bluetooth que disponibilizam uma comunicação serial (nível TTL). E se for olhar pelo stack de protocolos bluetooth, ele só implementa o profile SPP (Serial).

Bom isso é mais do que suficiente!

O aspecto dele é simples, e assim:
Ele já tem um conversor de nível embutido se ele vier montado na plaquinha azul, Caso contrário ele é 3,3V e tem que tomar muito cuidado ao conectar ao arduino. Procure os que já tem a plaquinha azul.

Veja que ele já tem as marcas de VCC, GND, TX, RX... isso facilita bastante para conectar ao arduino. O esquema básico é plugar o RXD do Bluetooth, to TXD do arduino, o TXD do bluetooth no RXD do arduino e o VCC/GND nos seus respectivos portos.

Um ledzinho na plaquinha irá ficar piscando. Isso significa que ninguém está conectado a ele. Quando fizer o pareamento e a conexão, o led ficará aceso, estático.

Para conectá-lo ao arduino obedeça ao seguinte esquema.
Veja que não fiz nenhuma alteração ao circuito do post anterior. Só adicionei o circuito do bluetooth! E nem precisa alterar o programa da etapa anterior!!!

ATENÇÃO: Em algumas placas, por exemplo o meu HC06, o setup RX/TX do Bluetooth parece invertido. Portanto siga o esquema:
ArduinoVCCVCCBluetooth
GNDGND
TXRXD
RXTXD



Ligue o Arduino. O led do modulo bluetooth deverá permanecer piscando.

Conectando-se ao Bluetooth!

Não é nenhum bicho de sete cabeças mas vai exigir alguma disciplina. Não vou descrever como se faz mas certifique que o seu computador que tenha o bluetooth nativo (se o seu note ou computador não tem, você terá que gastar uns $$$ para comprar um adaptador bluetooth)

Enquanto o modulo bluetooth pisca, ele fica sinalizando para os sistemas ao redor: "Ei, estou aqui e me chamo X"; Esse X pode ser LINVOR se for um módulo HC-05, ou HC-06 (para modulos desse naipe);

Antes de mais nada você precisa registrar esse módulo como um "pareado" no sistema.  A senha para o pareamento é "0000" ou "1234".

Habilite o bluetooth, e espere ele "descobrir" algum dispositivo com o nome acima. Conecte-se a ele, informe a senha!

Pareou? Tudo tranquilo? O Windows vai criar uma porta serial VIRTUAL. Deve ser alguma COM3, COM4, COM5, COM8, etc...

Usando o programa terminal (PuTTY ou Termite) procure por essa nova COM e conecte usando os parametros: 9600, 8bits, N (sem paridade) 1 stop bit (ou simplificando 9600,8N1);

Assim que conectar-se, o led irá ficar acesão. Voce está ali, pronto para mandar os comandos.

Mande lá os comandos ESDXZ[espaço]M... divirta-se. Você  já está 100% wireless.


Nenhum comentário:

Postar um comentário